segunda-feira, 9 de abril de 2012

Deu no Ancelmo.com


SEMANA SANTA

Santa Teresa programa malhação de 'Judas Lopes'

Associação de Moradores de Santa Teresa (Amast) e o movimento O bonde que queremos encontraram uma maneira irreverente de denunciar o que consideram trapalhadas do secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, com o bondinho de Santa Teresa, onde um acidente custou a vida de seis pessoas e deixou mais de 50 feridos, no dia 29 de agosto do ano passado.
O secretário mais elegante do governo Sérgio Cabral -- na estampa -- foi escolhido como o judas a ser malhado este ano pelos moradores de Santa Teresa, no Sábado de Aleluia deste ano. Segundo um dos diretores da associação, Abaeté Mesquita, o secretário está sendo carihosamente chamado de "Judas Lopes". O boneco representando Júlio Lopes deve ficar pronto nessa sexta-feira.
"Trata-se de uma homenagem que lhe será deferida como reconhecimento por sua contribuição para o acidente com o bondinho em agosto passado. Aos olhos dos moradores de Santa Teresa, a Secretaria estadual de Transportes sucateou o sistema de bondes centenário, que atendia ao bairro, sendo diretamente responsável pelo acidente", acusa a associação, no convite enviado à imprensa.
A manifestação vai colocar na conta de Júlio Lopes também os problemas frequentes nos serviços de transportes de massa, como o metrô, SuperVia e barcas, onde o aumento da passagem causou uma onda de protestos dos usuários. Júlio Lopes virou o judas da vez.

O acidente do bondinho será lembrado também pela Via Sacra que será ecumênica, reunindo a Paróquia São Paulo Apóstolo, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, e a Igreja matriz de Santa Teresa. No roteiro de Cristo cruficicado, está prevista passagem pela Estação dos Bondes, onde estão guardados os restos dos bondes sucateados pelo governo estadual. Segundo a Amast, os bondinhos permanecem vivos na memória dos moradores de Santa Teresa, que desejam vê-los de volta aos trilhos o quanto antes, respeitado o seu formato original. 

A Amast adverte que malhação de Judas ou queima de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas, que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes, que traiu Jesus Cristo por 30 moedas. A prática consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, normalmente ao meio dia.
A manifestação será no Largo do Guimarães, às 16h, no próximo sábado.

Sem comentários:

Enviar um comentário